domingo, 28 de novembro de 2010

* Brazilis * Art Exibition -The Weekend Sun - Jornal de Tauranga- Materia escrita por Tash Cain

Centro Educacional Fenix- Campo Grande- MS

"A Arte é um dos instrumentos mais forte da comunicação. Ela tem o poder de tocar os corações e mudar as mentes. O ser humano sempre sentiu necessidades de expressar seus sentimentos, interpretar sua realidade e sua celebração pela vida. Observando e entendendo o que esta a nossa volta desde que o mundo foi criado. A Arte, a cultura, a comunicação e a educação caminham juntas e a cada vez que abrimos nossas mentes para algo novo nos permitimos aprender aumentando nosso conhecimento e enriquecendo nossas opiniões. As gerações passam, a arte e a cultura permanecem e continuam a interpretar e celebrar a cultura dos povos, as belezas do planeta Terra e o mistério da vida"


Estou muito feliz em saber que a minha arte tenha inspirado tantas mentes a fazer um trabalho tão importante. Quero parabenizar os educadores responsáveis por essa idéia feliz e original, essencial para a construção intelectual e sensitiva do aluno. Vivemos num mundo em plena mudança, e a educação tem um papel indispensável nesse processo de nova consciência ecológica e social. Uma realidade que pertence a todas as crianças e adolescentes que agora estão se construindo como cidadãos desse novo mundo que precisa de muito cuidado para o futuro. Nosso país é rico culturalmente e dono de exuberante natureza, somos todos guardiões da Amazônia e temos o dever e a responsabilidade de preservar esse tesouro que pertence a nós. O Brasil é um país onde a arte é o nosso dia a dia. Somos as cores e formas da natureza, e tudo isso faz parte de nós.

Foi com muita alegria que soube dos resultados dos trabalhos artísticos lindos e criativos realizados por vocês. A arte e a cultura têm o papel importante de interpretar o mundo a nossa volta e vocês realizaram trabalhos muito ricos em detalhes, cores e formas, onde pude sentir a leitura da essência da minha arte nos trabalhos interpretados pelos alunos.

São iniciativas como estas que ajudam a preservar e incentivar a cultura do nosso país a ficar cada vez mais forte e conhecida. O maior objetivo do meu trabalho com arte sempre foi usar-la como um veículo que ajude a preservar o meio ambiente, nossa conexão com planeta e o bem estar entre as culturas. Há beleza em tudo e todos a nossa volta, a arte tem o poder de interpretação infinita. As crianças são o nosso amanhã e despertar a arte através da educação, é com certeza um dos caminhos mais efetivos para a construção dos novos seres humanos que vão cuidar do nosso planeta no futuro, um futuro que deve ser construído agora.

Todos nós de alguma maneira possuímos arte em nosso interior, que pode se manifestar de várias formas, e expressá-la é a maneira mais autêntica de encontrar nossa própria opinião e assim construir nossa própria visão do mundo. Nunca se esqueçam de alimentar e acreditar nos seus sonhos e sempre lembrar que temos uma capacidade maravilhosa de criar um mundo melhor. Muito obrigada por todo esse carinho, vocês fazem parte da minha história e para sempre irei me lembrar com muito carinho de vocês, educadores e alunos que estão construindo um Brasil mais feliz e colorido. Parabéns pelo lindo trabalho.

Agradecimentos especias a professora Debora e aos alunos da 5º e da 6º serie que participaram desse projeto, Caio, Gabrielly, Karisthon, Larissa, Maryane, Nathalia, Renan, Ryan eThalita.





Um grande abraço

Ana Mendina